Amazônia ao vivo !

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Peter Blake é lembrado em Macapá

Peter Blake foi homenageado em fazendinha neste 5 de dezembro


Chico Terra


Em 5 de dezembro de 2001 o navegador e ecologista Peter Blake era assassinado no rio amazonas por ratos d’agua, ladrões que atacam embarcações. Eles provavelmente não suspeitavam a importância que tinha Sir Blake para a humanidade e sem ter noção da perda que iriam causar, não hesitaram de tirar a vida de forma estúpida e cruel daquele cidadão do mundo.

Na noite de ontem, quando fazem seis anos da morte do Peter, artistas e pessoas ligadas ao interesse da preservação da Amazônia, se uniram num lual para uma noite de homenagem a Peter Black. Djs, bandas e artistas locais se apresentaram sob o tema “ A Amazônia pede perdão ao mundo”. Entre eles, Dj Diabão, Banda Mano Ruts, Chico Terra, Verônica do Tambor, Finéas, Christian Tell e o prefeito de Macapá João Henrique Pimentel que cantou e tocou canções de Chico Buarque de Holanda para o público que se fez presente na praia de fazendinha, local onde Peter Blake foi assassinado.

Verônica do tambor improvisou versos em forma de ladrão de marabaixo, homenageando e pedindo paz a Peter, pediu também a alma dele luz e emocionou o público. Nos versos do poeta Osmar Júnior e no toque forte do tambor, Verônica entoou “Ponta da Ilha”, fazendo vibrar o vento e os corações. Foi emocionante!.

Foi o filho da terra que matou o homem do rio...

A idéia da realização do evento cujo cenário foi assinado pelo artista plástico Wagner Gomes, partiu do jornalista Jará Dias que pretende todo ano realizar o mesmo evento lembrando ao mundo que a violência existe, mas que é necessário a ação efetiva de todos os países em discuti-la e prover meios de para-la, seja promovendo mais educação e distribuição de renda justa para que o homem não precise utilizar de meios violentos para sobreviver, caso dos assassinos de Sir Peter que mataram para roubar.

A preocupação com manancial de água fornecido pelo rio amazonas, tão generoso, mas tratado com deszelo pelos que deles se beneficiam atirando lixo e dejetos nocivos a vida do rio, tem provocado discussões e deve ser tema de um fórum mundial, pois a vida do rio amazonas se traduz em vida para todo o planeta.

Assista reportagem da Tv Record sobre o tema

Nenhum comentário:

NOTICIAS DA AMAZÔNIA

.::Notícias