Amazônia ao vivo !

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Bronco Gramatical

Anatnas Lavide -30.08.07

Jornal do dia – Polícia -30.08.07
- Por Ironia do Destino... Picape capota na Claudomiro de Moraes: “Passava das 13h30, de ontem, quando um acidente envolvendo uma picape foi registrado na Av. Claudomiro de Moraes, no Bairro do Congós. Não houve vítimas fatais, o condutor do veículo sofreu apenas escoriações pelo corpo e prejuízos materiais, apesar das condições em que o veículo foi encontrado”. Agora vamos por parte, como diz o outro, que até hoje ninguém sabe que é esse outro tão falado. Porque essa precisão de “passava das 13h30“? Escoriações pelo corpo?
Escoriações pela alma - Onde a repórter queria que ele tivesse escoriações? Nos fios dos cabelos? Onde mais se sofre escoriações? Será que ela sabe o quer dizer essa palavra? E continuou dizendo que teve “prejuízos materiais apesar das condições em que o veículo foi encontrado”. Por que esse apesar das condições do veículo? Quer dizer que ela não queria que o veículo encontrado tivesse um aranhão apesar dessas condições? Ele foi encontrado, é? Coitado depois de tanto rolar ficou tonto e perdido. Precisou ser encontrado, coitado.
Ainda vem o melhor - A matéria diz que a picape vinha no sentido Congós/Buritizal, quando às proximidades de uma curva ao tentar desviar de uma moto para evitar a colisão, ele acabou caindo no canteiro da via, perdendo o equilíbrio. Quanta destreza, hein? Ele foi desviar acabou caindo no canteiro da via e ainda perdeu o equilíbrio? Ele deve ter ficado tonto, tontinho e desequilibrou. Mesmo tendo quatro rodas, ainda assim ele desequilibrou. Êta cachaça boa, hein?
Essa é incrível - “... O carro acabou capotando cinco vezes e só parou a 50 metros de onde teria batido, por causa de um poste de energia elétrica, que serviu de contenção, para fazer o veículo parar.” O poste vendo aquela arrumação toda ordenou: Pare seu tonto! E... “por ironia do destino, ninguém passava na outra via no momento da invasão da picape...” Mas o homem não tentou desviar? Ele desviou ou bateu? ... E só parou a 50 metros de onde teria batido. . O homem desviou ou não não? Vamos “amarrar bem essa história”.
Sanguinária... O mais intrigante dessa história toda é que por “ironia do destino, ninguém passava na outra via no momento da invasão da picape...” Ela queria sangue, massacre, dezenas, centenas de pessoas sendo atropeladas? Que destino cruel que não deixou uma alminha sequer para servir de banquete a essa sede de sangue, morte, crueldade. Oh! Destino Cruel como foi fazer isso com a Ivane Ramos? Mas, péra aí. A picape foi presa por invasão? Está todo mundo invadindo e a picape também se acha nesse direito? Cadê a EMTU, a Tropa de Choque da PM, o Exército e o Grupo de Elite da PMM? Se vocês não prenderem essa picape vai abrir precedente e ninguém vai ter nada seguro com essa invasão de picape. Estamos avisando...
Leves Escoriações - E ela termina a matéria, numa grand finale: “...E seu condutor, que atendido pelos bombeiros lesionou o braço, pulso e tórax”. Mas esse condutor não foi o mesmo que “sofreu escoriações pelo corpo?”. Ele sofreu escoriações ou só lesionou o braço, pulso e o tórax? Vê lá, faz uma radiografia nele para ver ser a alma dele não quebrou nada, além de todas as regras gramaticais e as técnicas de redação. Se tiver... Ninguém vai te perdoar, viu Ivane Ramos?
TV Bandeirantes (SP) -21.08.07 – 3ª feira- No Programa A Grande Chance, o apresentador Gilberto Barros, perguntou a uma senhorita de Barretos: Qual a capital do Amazonas? E generoso deu a dica:- Começa com a letra M de mar. A senhorinha de Barretos, sem pestanejar sapecou: - Maceió! E saiu pulando comemorando o prêmio pela resposta E... E... EEErrrrrada! Pelo andar das vacas, essa Barretense só deve entender de vaquejada, tourada e corrida de éguas.
Por falar em animais – Semana passada liguei para o IBAMA. - Por favor, desejo falar com a (identifiquei a pessoa). A atendente: - Quem quer falar com ela? – Passei todas as minhas informações e até a senha do meu cred card. Depois de ouvir tudo e com muita paciência, me respondeu: - Ela não veio trabalhar hoje. Quer deixar algum recado? – Não obrigado, respondi, mordendo o telefone. PÔ! Pô! Pô!. Se ela sabia que a fulana não tinha ido trabalhar, porque tantas perguntas? É enxerimento. Falta de o quê fazer, sem educação. Será que a burocracia já chegou ao IBAMA até na hora de emprestar uma informação sobre uma pessoa que trabalha lá? Ei, superintendente. Ensina esse pessoal a atender ao telefone. Ninguém precisa saber da vida pessoal de ninguém para atender as pessoas.
Tem o vide e o verso – Uma pessoa ligou pra lá e perguntou: - Alô, é do IBAMA? Quem está falando, aí? Quero falar com o Roberto, aquele que trabalha logo ali, dobrando a primeira porta a esquerda. Ele está? Agora veja só. Se ela ligou pra o IBAMA ela queria que o pessoal do necrotério atendesse? Porque ela não perguntou logo pelo Roberto, que tenha sobrenome ou o identificasse pela função, cargo ou setor onde a pessoa trabalha. Não seria mais fácil?
Bronca Pesada – 24.08.07 – O “gabaritado apresentador” Belair Jr. Informou a prisão do bandido, Bombinha, dizendo aos brados, que esse tal de Bombinha deveria ir (ele falou devia, mas a gente ajeita por aqui), para o Iraque, parar nas mãos do Bin Landen. Égua! Esse cara é muito besta. O FBI, a CIA e órgãos de espionagem do mundo inteiro estão à procura de Bin Laden, e ofertam uma recompensa de mais de 5 milhões de dólares e o Belair sabe que o Binzinho está no Iraque e não vai buscar a recompensa? É muito ser besta, mesmo. Leva o Bombinha de “ganho” junto contigo, abestado!
Bronca Pesada -27.08.07 – Novamente ele, ele, a consagração, o fenômeno: Belaiiiirrrr Jr: Quem teve a sua bicicleta roubada em 2007, é para levar o cupom do boletim de ocorrência, para participar do sorteio de uma Bike. Mal. Levar o cupom de ocorrência? Para onde? Quando? Essa Delegacia Especializada está muito moderninha. Ao invés de emitir cópia do Boletim de Ocorrência, o famoso BO , agora está emitindo cupom? Bangalô “treiz veiz”.
TV Tucuju e M2 Comunicação - Anunciando no Teatro das Bacabeiras o show do Lígua de Trapo. Mas que grupo é esse? Lígua de Trapo? Vai ver que na pressa eles engoliram o N e desceu com trapo e tudo pela descarga do descaso com a tal língua.
Bronca Pesada – 27.08.07 - O mesmo "Bela ida" sem volta. Quer dizer Belair: Ele falou com raiva. Ele disse que não gosta disso. Agora ele com raiva, gostando ou deixando de gostar, vai mudar o quê? Mas o quê, meu Deus? Mas ele gritava dizendo dois veículos vinham fazendo o bendito PEGA e houve um grande acidente. Maldição berrava ele. Maldição... Mas cara te decide. O pega é bendito ou é maldição?
Rádio Amapá FM -28.08.07 - Reginaldo Moreno informando um evento na Dimpus Club. Ele fala dimpus clôô e informava que “a semana estava acabando e que amanhã, segunda-feira , quando começa a semana, vai ser a estréia de um programa novo, na mesma rádio. De acordo com os meus conhecimentos... A semana começa no domingo. E ele agora está inventando moda, é? Está igualzinho o Bolero. Que dizer que vai estrear um programa novo? Devem ser paraenses esses caras.
-Bom de levar no Boulevard- Atraído pela publicidade em torno da Boulevard, fui lá. Pensei em carne nova bem ao ponto e essas coisas da noite. Abancado e com pose de detetive, olhando cada detalhe do lugar e eis que surge quase por encanto uma morena bonita. Mas muito bonita. Convidei-a sentar. Ela sentou. – Mas é na cadeira, não no colo, adverti, meio sem jeito. E conversa só vai e depois, bem depois é que a conversa vem. Ela fez uma pergunta difícil: Você é de Macapá? -Sou, respondi. Pensei que iria fazer perguntas sobre o sapo cururu, da matinta pereira, da mula sem cabeça e coisas assim. E ela me surpreendeu dizendo que o meu sotaque era muito diferente do dela. Que gente de Macapá fala com jeitinho, assim diferente dos outros lugares. Intrigado, perguntei de onde ela é? Sou de Santarém. Sou mocoronga. Puxa!? Parabéns. Quer dizer que vocês lá de Santarém falam diferente do pessoal do norte, é? Aí ela ficou toda envaidecida. É, nós falamos diferente, disse ela. . Bom se a cabeça dela é assim que tal ela pensar melhor com o rabo? E foi assim que conheci uma rabada à morongada. E num é que é diferente, mesmo? Tem um sabor mais apimentado. Lembrei do velho amigo Padre Paulo de Coppi: Quando uma mulher não sabe usar a cabeça, usa o rabo. E não é que padre sabe das coisas?

2 comentários:

Anônimo disse...

Que tal desconformado?????
(um reporte entrevistando um cantor amapaense)

Anônimo disse...

Olha Bete sua danada. Tu fica reparando o que os reporti fala na televisão, é? Pois eles são lindos. Dizem que colocar as fotos deles num galinheiro a as galinhas poem ovo que é uma beleza. Vou já invejar o Zé Paulo que ponhou na granja dele, um bocado de fotos desses apresentador de televisão de Macapá, e a produção aumentou.Mas cumu é, mesmo o troço desconformado? Que diabo é isso?

NOTICIAS DA AMAZÔNIA

.::Notícias